Nome: AZP
Localização: Logística / Documentos / AZP
Resumo: Documentos não-fiscais para controle logístico e de transporte
Versão atual: 2.1.0
Última release: 06/09/2022
Nome: AZP
Localização: Logística / Documentos / AZP
Resumo: Documentos não-fiscais para controle logístico e de transporte
Versão atual: 2.1.0
Última release: 06/09/2022
Problema enfrentado
O sistema Azapfy funciona para controlar documentos, sejam esses notas fiscais, CTEs ou outros documentos que o cliente precise. No entanto, existem casos onde uma operação precisa ser controlada (pelo fluxo de gestão de última milha) mas não existe um documento fiscal associado à ela.
Como o módulo soluciona o problema
O AZP é um módulo dedicado à criação e gestão de documentos não fiscais (denominados AZPs) que podem ser criados com todos os dados necessários para a operação do cliente. Seu princípio é simples: dados da origem do serviço, dados do serviço prestado e dados do destino. O AZP usa todos os dados para controlar a operação desde seu início até a comprovação da conclusão do serviço.
De forma geral, o AZP se comporta tal qual uma nota fiscal se comportaria e os entregadores e embarcadores que antes trabalhavam com documentos soltos e com baixo controle de qualidade passam a ter todos esses benefícios dentro do sistema, sem a necessidade de um documento fiscal.
Benefícios
Ao utilizar o AZP, o cliente passa a ter controle de operações que antes eram feitas na informalidade. Além de ter para si os dados sobre as operações, também é possível compartilhar com os contratantes do serviço tanto o histórico quanto acompanhamento em tempo real do processo.
Entre os ganhos, podemos citar o controle de prazos de entrega e desempenho, a comprovação do serviço (com fotos, por exemplo), histórico via sistema de todos os serviços prestados e automatização de processos manuais (ao gerar AZPs via recorrência). Também é possível levar ainda mais adiante, com o uso conjunto do AZP recorrente e dos romaneios automáticos, para serviços que já são pré-estabelecidos.
Contextualização/Exemplo real
A transportadora AZAPERS contrata um serviço diário de entrega de pacotes menores aos seus próprios funcionários. A coleta é feita no pátio da transportadora e a entrega é feita diretamente aos funcionários (destinatários). Não existe NFE ou CTE relativas a esse serviço, porém é de interesse tanto da transportadora quanto dos funcionários acompanhar os pacotes.
Para resolver, a transportadora AZAPERS cria um AZP para cada entrega feita. Ela preenche os dados de origem com as informações do pátio da empresa, os dados de serviço conforme o valor do que está sendo transportado e os dados do destino com o endereço do funcionário que receberá o pacote. Dessa forma, o AZP pode ser controlado por meio do sistema Azapfy em todos seus processos, como expedição, rota e entrega.
1. Tela de pesquisa de AZPs
Temos a tela padrão para busca dos documentos, com alguns filtros. Ao realizar a busca, o sistema lista os documentos do tipo AZP e permite as ações de editar, excluir e exportar o documento como PDF. Visualizar Anexo I para referência da busca.
2. Tela de criação de AZPs
Acesso ao clicar no Botão de criação de AZPs, localizado na parte de cima e à esquerda da página inicial.
Dados de origem: Informações básicas acerca da origem do documento e mercadoria. É importante preencher o nome e CNPJ do remetente com cuidado, pois essas informações não poderão ser editadas após a criação do documento. Ver Anexo II.
Dados do serviço: Informações básicas acerca dos produtos ou serviços relacionados ao documento, ao final desta seção temos o botão “+”, para adição de produtos/serviços no documento, gerando então uma lista que poderá ser editada caso o usuário erre. Observação para o botão “recorrência”, que serve para criar um novo AZP com as mesmas informações preenchidas diariamente (ou de acordo com as Opções de recorrência). Ver Anexo III.
Dados do destino: Informações básicas acerca do destinatário, caso documento possua vários destinos, basta usar o botão “adicionar destinatário”, que abrirá um modal permitindo inserir outros destinos. Ver Anexo IV.
Após preencher os dados, basta clicar no botão criar e o documento será gerado. O sistema permite criar vários documentos com reaproveitamento de informações, basta deixar o checkbox ao lado do botão de criar desmarcado. Depois de finalizar a criação, será aberto um modal com as informações básicas do documento, e terá um botão para exportar o documento como PDF.
O documento criado poderá ser inserido em um romaneio, comprovado no App Motorista, gerenciado no pesquisa e nos dashboards, entre outras funcionalidades.
3. Hora da prática
Acesse o sistema e explore o módulo AZP.
Anexo I. Tela de pesquisa
Anexo II. Dados de origem
Anexo III. Dados do serviço
Anexo IV. Dados do destino
1. É possível romanear um AZP?
Sim. O AZP se comporta da mesma forma que qualquer outro tipo de documento no sistema, então é possível realizar todas as operações normalmente.
2. Posso atribuir uma rota a um AZP?
Sim. O módulo de Rotas possibilita a criação de uma rota para um determinado conjunto de endereços. Ao preencher o endereço do destino, o AZP será automaticamente atribuído à rota daquele endereço (se houver).